Pular para o conteúdo principal

Confiar!

Não deu pra dormir antes de escrever. Isso estava transbordando no meu coração. Não tive chance...meu cérebro ficou repetindo escreve, escreve, escreve...rs.

Hoje o texto tem até um fundo musical e por isso sugiro que ao final da leitura você escute a música do vídeo.

No culto de hoje o tema abordado foi "confiança". A despeito da complexidade do mundo e seus inúmeros escândalos políticos, a confiança pela qual venho tratar é aquela cuja fonte da verdade absoluta está Naquele que a criou.

Confiar em Deus sobre todas as coisas é uma premissa que vai além de qualquer conhecimento. Na aprendizagem da Bíblia somos convidados a confiar no Senhor em diferentes situações de nossas vidas. Porém, é exatamente quando somos acometidos por tribulações é que essa confiança balança. Daí eu te pergunto: como ser firme e ter fé quando envolta de nós as circunstâncias demonstram o contrário? Existe alguma fonte que alimente nossa confiança?

Sobre isso, nossa querida professora Tania Ajala ministrou a palavra nos ajudando a pensar a respeito. Ela nos interrogou: - Qual a medida da sua confiança em Deus? Quais os sintomas da perda dessa confiança?

Para fortalecer nossa confiança no Senhor ela nos trouxe as seguintes passagens.

1Jo 5:14 "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve". Portanto, peça e seja consciente do que pede.

Pv 3:5,6 "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas". Deixe Deus agir sobre você.

Hb 13:16 "Podemos, pois, dizer com confiança: O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?". Então, por que temer se Deus está do seu lado?

Is 12:2 "Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é minha salvação!"

Ef 6:11-20 "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim (Paulo), para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o ministério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer". No plano espiritual Deus e seus anjos travam a batalha. Ore sempre, em todas as horas, momentos e situações. Confie no Senhor.

Todas essas palavras edificam o espírito e nos motivam a enfrentar as adversidades dessa vida com maior coragem, pois sabemos que é um Deus vivo que cuida e zela diariamente por nós. Sua cruz simboliza o sacrifício feito por um Pai amado e um filho amoroso e obediente que nos deixou seu Santo Espírito para nos guiar, alertar e ouvir as nossas preces. Portanto, meu querido leitor, anime-se e faça uso do que Deus nos deixou de legado. Olhe para a cruz com confiança. Tome posse da armadura de Deus para enfrentar seus medos e adversidades e cuide de seu relacionamento amoroso exercitando essa confiança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliando o caráter

Oi Gente, No texto anterior, o qual eu comentei sobre o checklist que devemos fazer antes de começar a namorar, disse que faria um post exclusivo sobre o item caráter íntegro . Aliás, para começar, imagino que você esteja convicto de que caráter e relacionamento amoroso estão intimamente ligados, afinal tem tudo a ver com o que pensamos de nós e dos outros. Porém, antes de apresentar a ideia de avaliar o caráter gostaria de esclarecer com maior profundidade o conceito de caráter conforme os autores Renato e Cristiane Cardoso trazem em seu livro Namoro Blindado.  Calma lá...eu não estou fazendo uma resenha do livro, apenas cito o livro por questões éticas. Além disso, o que os autores trazem sobre o conceito de caráter vai ao encontro do que a psicologia e a filosofia têm nos ensinado. Portanto, tem lógica. Vejamos. “Caráter é um conjunto de traços de comportamento que definem que tipo de pessoa você é. O caráter de uma pessoa determina se ela é de confiança, se vai ati...

Quando tudo termina

Olá queridos e queridas, Esse texto é simples e objetivo. Espero que lhe ajude a colocar em prática algumas ações importantes para não se vitimar ou viver na sofrência quando o relacionamento terminou. Uma das coisas que aprendi e relutei a entender é: "ninguém nunca terminou um relacionamento porque tudo estava certo com a outra pessoa". Pode não parecer lógico, como para mim não pareceu, mas existe pelo menos alguma razão para tudo terminar. Mais uma vez o livro Namoro Blindado fez bingo. Os experientes autores alegam que nem sempre quem termina o relacionamento é o mais bonzinho. Sem querer acusar quem é quem na história, penso que o mais lógico é aceitar que erramos na escolha. Muitas vezes os sinais estão na nossa cara e não queremos assumir, então protelamos a decisão de terminar. Por exemplo, é comum incompatibilidades no início de um relacionamento, mas é imprescindível que avalie o quanto elas podem prejudicar o namoro. Muitas vezes essas incompatibi...

Você sabe o que é Educomunicação?

Oi Gente, Resolvi fazer um post sobre o assunto porque me sinto sensibilizada com o fato de que há diversos ambientes na web que muitas vezes se apropriam do conceito de forma equivocada. Além disso, não atribuem a autoria do conceito aos pesquisadores do NCE Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, mais precisamente ao professor Ismar de Oliveira Soares. O NCE tem seu foco voltado à comunidade. É o que eu chamo - e alguns também - de universidade voltada para a sociedade. O prof. Soares e sua equipe realizam, há mais de 10 anos, pesquisas e ações educomunicativas junto à sociedade civil, mais precisamente entre professores e jovens, com o objetivo de desenvolver espaços educomunicativos que permitam a emancipação da competência comunicacional de crianças, jovens e adultos (em especial, professores da educação básica). Entre os diversos projetos que o NCE está envolvido, tomo a liberdade de aqui expressar o meu sentimento pelo Mídias na Educação, projeto que forma milhares de ...