Pular para o conteúdo principal

Checklist antes de namorar

Oi gente,

Ontem publiquei o primeiro texto da série do meu pequeno projeto sobre relacionamento, amor, namoro e afins. Comentei sobre a necessidade de desassociarmos o amor do órgão coração, salientando que amar é um ato de inteligência. Hoje falarei sobre o checklist necessário para saber se você está preparado para começar a namorar. Vale salientar que os meus textos são uma construção a partir das minhas leituras, experiências de vida e das orientações que a Cristiane e o Renato Cardoso trazem no seu livro Namoro Blindado. Para quem não leu, recomendo ler antes de pensar em casamento rs.

Para sabermos se estamos bem para começarmos a namorar é preciso ter clareza se preenchemos os 8 itens abaixo. Confira o checklist.

1.   Estar curado de relacionamentos anteriores. A gente costuma ouvir direto essa máxima “um novo amor cura o antigo”. Porém, quem usa a inteligência e não o coração sabe que isso não passa de um grande engodo. Lógico que a resiliência de cada um difere, mas  o que os autores orientam e que faz sentido para mim é o fato de que não é um novo relacionamento que vai curá-lo(a). Em alusão à Bíblia, compreendo que é mais fácil tirar as pessoas do Egito do que o Egito das pessoas.  Em resumo, o saudável é retirar do seu meio tudo o que lembra a antiga pessoa amada, o que inclui fotos, redes sociais, lembranças, etc. Na dúvida, lembre: “A limpeza exterior facilita e acelera a cura interior”.

2.   Idade certa para namorar. Apesar de ser uma questão de maturidade emocional, é importante considerar que namorar muito cedo tem riscos maiores. Na adolescência costumamos amplificar as coisas e hoje a neurociência já provou que o cérebro de um adolescente é um turbilhão de mudanças. Não é à toa que a lei da maioridade existe. 

3.    Estar disponível e disposto a dedicar tempo para o relacionamento. Essa parte eu achei mais a ver comigo do que as outras, pois é comum homens na minha idade terem uma vida bem ocupada (nós mulheres entramos no mesmo barco). São tantas coisas que nos envolvemos que sobra pouco tempo para alguém na nossa vida. Como os autores alertam, a falta de tempo mata qualquer relação. Segundo os autores e eu concordo também, não é necessário se ver o falar todos os dias, mas pelo menos encontrar uma regularidade que atenda as necessidades do casal.

4.    Ter a intenção de casar. Ai meu Deus, aqui o bicho pega. Isso porque hoje em dia casamento é quase algo fora de moda. O namoro por tempo indefinido é o que regula as relações entre os amantes e o conceito de namorar mudou muito. Antigamente o namoro era um processo que representava se os dois eram compatíveis para se casarem. Se não era, se separavam, caso contrário, dava em casamento. Isso era comum até na minha época rs. Achei cômica e trágica a frase dos autores: “Hoje a gente vê gente namorando como se fossem viver mil anos”. Em contrapartida gostei da metáfora sobre namorar. “Namorar é como mergulhar no mar. Por mais excitante que seja a aventura, chega uma hora que você quer voltar para a terra firme.” Atenção, o namoro nunca é o destino.

5.    Estar livre de vícios. Aqui quase dispensa comentários. Contudo vale destacar que a palavra vício é empregada para representar “qualquer hábito que nos traz prazer momentâneo, mas, no fundo, nos prejudica e causa dependência”. Para um viciado, o vício estará sempre em primeiro lugar. Por fim, cabe um alerta dos autores. “Não subestime o poder de um vício”. Ajude, mas não espere que quem possui um vício vai ficar livre dele só porque você quer. É preciso que ele/ela realmente queira e se empenhe para se livrar dele.

6.    Ter caráter íntegro. Achei tão interessante esse item que vou depois fazer um post separado, pois podemos avaliar melhor os traços do caráter do nosso amado ou de quem estamos conhecendo. Entretanto, por hora posso afirmar que tanto mulheres quanto homens buscam parceiros de bom caráter, pois caráter, todo mundo tem. Para você não confundir caráter com personalidade usarei as palavras dos autores. “Caráter consiste em princípios e valores que determinam o comportamento de uma pessoa independentemente das circunstâncias, bem como suas reações, decisões e visão do mundo”.

7.    Estar definido na questão profissional e financeira. Usarei um exemplo clássico que acontece com nossos filhos.  Como recém-formados precisam se estruturar profissionalmente e financeiramente. Afinal, como diz uma amiga minha de São Paulo, ninguém vive de vento. Esse item é tão importante quanto os supracitados, uma vez que a maioria dos divórcios ocorrem por causa da falta dessas definições.

8.    Estar resolvido interiormente. Esse item me chamou muito a atenção. Acho que porque eu vivi um pouco o que a Cristiane comentou. Ser a salvadora não pode ser o seu perfil e nem o perfil de ninguém. Detalhe, se a gente não se der conta de que não somos responsáveis pelo outro, reproduziremos comportamentos e colocaremos nossos relacionamentos em risco. Ter um compromisso não é ser responsável pela vida do outro. Não dá para salvar ninguém. Esse papo de ser Wonder Woman é só para seriado de televisão. Sobre isso a autora alerta: “De nada adianta encontrar a pessoa certa e não for o tempo certo para começar um relacionamento. Será como se aquela pessoa não fosse certa para você. Você poderá estragar tudo”. Longe então de tentar salvar os outros, avalie o que você precisa rever dentro de você. Suas angústias, carências e necessidades. Lembre-se, uma terapia é sempre bem-vinda!

Por enquanto é só pessoal. O próximo assunto será sobre os três amores da sua vida: Deus, você e os outros.

Abraços
Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos