Pular para o conteúdo principal

Palavras e Gênesis

Tenho lido a Bíblia durante um tempo, procurando seguir a ordem dos livros. Escolhi essa estratégia didática a fim de acompanhar a história que Deus tem deixado para nós, ao invés de apenas conhecê-la por fragmentos. No momento estou em I Crônicas, capítulo 15 e gostaria de compartilhar algumas palavras aqui com vocês. De todos os livros do Antigo Testamento que até agora li, destaco dois: Gênesis e I e II Reis.

Sei que ainda faltam muitos livros até a conclusão do Antigo Testamento, mas nessas leituras, duas coisas me chamaram muito a atenção - o que também me motivou a escrever este post, 1º consultar a Deus é um pré-requisito para a intimidade com Ele; 2º obedecer a escolha de Deus é a certeza do melhor.

Transcorrerei sobre o livro de Gênesis com enfoque até Abraão.

O livro de Gênesis é para mim  um dos grandes mistério de Deus. Posso até usar a palavra comum "mágica", pois é tão fascinante que para os que não creem, o livro de Gênesis parece coisa mágica. Por exemplo, a criação do mundo, do homem, do nosso sábado sagrado. Deus deixou claro para nós que no sétimo dia Ele "descansou". Lógico que Deus não precisa descansar, afinal Ele é Deus, mas o que será que ele quis dizer com "descansou"? Digo mais, por que será que além de instituir o sábado como dia do descanso Ele também abençoou esse dia? Para quem já leu a Bíblia ou conhece alguns de seus fragmentos, vai dizer: hum....em Êxodo 20 ele também fala do sábado....". É isso mesmo. O sábado - 4º mandamento é lembrado. Portanto, ele já era existente independente de qualquer nação ou cultura. O sábado foi instituído santificado na criação e é para todos os seres viventes.

Em Gênesis também temos a primeira geração de humanos, culminando com o Dilúvio que muito de vocês já ouviram falar. Na verdade Noé e sua família cumpre o papel de progenitores da humanidade que viria a ser. Apesar de íntimo e obediente a Deus, Noé era humano e gerou também descendentes de coração corrupto, foi o caso de Cam. Aliás, cabe aqui lembrar - para aqueles que não leram o capítulo 4 - que no versículo 25 e 26 Adão e Eva tiveram um filho chamado Sete, do qual descendeu Noé. Portanto, a genealogia de Abraão vem de Sete e de Sem, filho de Noé. A essas alturas você deve estar se preguntando, afinal sou descendente de quem? Aqui vale uma dica, compare o que a Bíblia diz com nós mesmos, ou se preferir, assista os comportamentos que valoramos pela televisão.

Em Gênesis também nos deparamos com a multiplicidade de línguas e conhecemos a prática da circuncisão entre os "escolhidos". Prática depois abolida pelos cristãos. Cabe destacar que a prática da circuncisão é uma aliança entre Deus e os descendentes de Abraão.

Apesar das iniquidades cometidas por nossos ancestrais, Deus nunca desistiu de nós. Abraão, também chamado Pai de uma nova nação provou fidelidade e intimidade com o Senhor nosso Deus. Porém também não foi perfeito. Você já deve ter ouvido a história das cidades de Sodoma e Gomorra. O que talvez não saiba é que essas cidades não se corromperam apenas por sua luxúria e paganismo, mas também por sua ganância e egoísmo. Sodoma e Gomorra eram cidades ricas com arredores famintos e degradados. No Capítulo 18, versículo 22 a 32 vemos o diálogo de Abraão com Deus para que sejam poupadas as cidades. Contudo, não havia nem se quer dez seres incorruptíveis.

Apesar de toda a intimidade e obediência, Abraão também hesitou. Pecou ao mentir sobre sua esposa Sara ao rei Abimeleque. Aliás, de todos os escolhidos do Senhor, tenho notado que nenhum deles foi 100% fiel. O que para mim é a maior prova da herança pecaminosa que recebemos quando Adão e Eva deixaram de obedecer ao Senhor. Fico até me perguntando como seria o mundo sem essa tão terrível transgressão. Estaríamos sujeitos às tentações criadas por Satanás? Como seria?

Apesar das interrogações, uma pista temos e está dentro da Bíblia, mas deixarei isso para um futuro post. Até, convido você a leitura da Bíblia, crendo ou não nessas palavras.

Um super obrigada por me acompanhar até aqui!

Abraços
Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos