Pular para o conteúdo principal

Palavras e Gênesis

Tenho lido a Bíblia durante um tempo, procurando seguir a ordem dos livros. Escolhi essa estratégia didática a fim de acompanhar a história que Deus tem deixado para nós, ao invés de apenas conhecê-la por fragmentos. No momento estou em I Crônicas, capítulo 15 e gostaria de compartilhar algumas palavras aqui com vocês. De todos os livros do Antigo Testamento que até agora li, destaco dois: Gênesis e I e II Reis.

Sei que ainda faltam muitos livros até a conclusão do Antigo Testamento, mas nessas leituras, duas coisas me chamaram muito a atenção - o que também me motivou a escrever este post, 1º consultar a Deus é um pré-requisito para a intimidade com Ele; 2º obedecer a escolha de Deus é a certeza do melhor.

Transcorrerei sobre o livro de Gênesis com enfoque até Abraão.

O livro de Gênesis é para mim  um dos grandes mistério de Deus. Posso até usar a palavra comum "mágica", pois é tão fascinante que para os que não creem, o livro de Gênesis parece coisa mágica. Por exemplo, a criação do mundo, do homem, do nosso sábado sagrado. Deus deixou claro para nós que no sétimo dia Ele "descansou". Lógico que Deus não precisa descansar, afinal Ele é Deus, mas o que será que ele quis dizer com "descansou"? Digo mais, por que será que além de instituir o sábado como dia do descanso Ele também abençoou esse dia? Para quem já leu a Bíblia ou conhece alguns de seus fragmentos, vai dizer: hum....em Êxodo 20 ele também fala do sábado....". É isso mesmo. O sábado - 4º mandamento é lembrado. Portanto, ele já era existente independente de qualquer nação ou cultura. O sábado foi instituído santificado na criação e é para todos os seres viventes.

Em Gênesis também temos a primeira geração de humanos, culminando com o Dilúvio que muito de vocês já ouviram falar. Na verdade Noé e sua família cumpre o papel de progenitores da humanidade que viria a ser. Apesar de íntimo e obediente a Deus, Noé era humano e gerou também descendentes de coração corrupto, foi o caso de Cam. Aliás, cabe aqui lembrar - para aqueles que não leram o capítulo 4 - que no versículo 25 e 26 Adão e Eva tiveram um filho chamado Sete, do qual descendeu Noé. Portanto, a genealogia de Abraão vem de Sete e de Sem, filho de Noé. A essas alturas você deve estar se preguntando, afinal sou descendente de quem? Aqui vale uma dica, compare o que a Bíblia diz com nós mesmos, ou se preferir, assista os comportamentos que valoramos pela televisão.

Em Gênesis também nos deparamos com a multiplicidade de línguas e conhecemos a prática da circuncisão entre os "escolhidos". Prática depois abolida pelos cristãos. Cabe destacar que a prática da circuncisão é uma aliança entre Deus e os descendentes de Abraão.

Apesar das iniquidades cometidas por nossos ancestrais, Deus nunca desistiu de nós. Abraão, também chamado Pai de uma nova nação provou fidelidade e intimidade com o Senhor nosso Deus. Porém também não foi perfeito. Você já deve ter ouvido a história das cidades de Sodoma e Gomorra. O que talvez não saiba é que essas cidades não se corromperam apenas por sua luxúria e paganismo, mas também por sua ganância e egoísmo. Sodoma e Gomorra eram cidades ricas com arredores famintos e degradados. No Capítulo 18, versículo 22 a 32 vemos o diálogo de Abraão com Deus para que sejam poupadas as cidades. Contudo, não havia nem se quer dez seres incorruptíveis.

Apesar de toda a intimidade e obediência, Abraão também hesitou. Pecou ao mentir sobre sua esposa Sara ao rei Abimeleque. Aliás, de todos os escolhidos do Senhor, tenho notado que nenhum deles foi 100% fiel. O que para mim é a maior prova da herança pecaminosa que recebemos quando Adão e Eva deixaram de obedecer ao Senhor. Fico até me perguntando como seria o mundo sem essa tão terrível transgressão. Estaríamos sujeitos às tentações criadas por Satanás? Como seria?

Apesar das interrogações, uma pista temos e está dentro da Bíblia, mas deixarei isso para um futuro post. Até, convido você a leitura da Bíblia, crendo ou não nessas palavras.

Um super obrigada por me acompanhar até aqui!

Abraços
Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando tudo termina

Olá queridos e queridas, Esse texto é simples e objetivo. Espero que lhe ajude a colocar em prática algumas ações importantes para não se vitimar ou viver na sofrência quando o relacionamento terminou. Uma das coisas que aprendi e relutei a entender é: "ninguém nunca terminou um relacionamento porque tudo estava certo com a outra pessoa". Pode não parecer lógico, como para mim não pareceu, mas existe pelo menos alguma razão para tudo terminar. Mais uma vez o livro Namoro Blindado fez bingo. Os experientes autores alegam que nem sempre quem termina o relacionamento é o mais bonzinho. Sem querer acusar quem é quem na história, penso que o mais lógico é aceitar que erramos na escolha. Muitas vezes os sinais estão na nossa cara e não queremos assumir, então protelamos a decisão de terminar. Por exemplo, é comum incompatibilidades no início de um relacionamento, mas é imprescindível que avalie o quanto elas podem prejudicar o namoro. Muitas vezes essas incompatibi...

Terra 2100

Caríssimos, Ontem a noite, sozinha em meu apto, resolvi assistir ao documentário "Terra 2100". Como educadora e cidadã deste planeta eu me sensibilizo muito pelas questões ambientais e sociais – que não estão disassociadas, inclusive em 1999 participei de um curso sobre educação ambiental global no Senac-SP ministrado por uma bióloga ambientalista. Aprendi a relação de diversos fenômenos sociais e ambientais do nosso planetinha querido e legitimei algumas ações que já vinha realizando desde jovem. Aprendi sobre pequenas ações educacionais que trabalhadas de forma interdisciplinar promovem o desenvolvimento de pessoas mais responsáveis socialmente, o que significa cuidar das gerações futuras. Bom, como abri o tema deste post com o título Terra 2100 e depois me entusiasmei ao contar sobre esse curso, nada mais justo do que motivá-los a conhecer esse documentário realizado pela rede americana ABC. Ele serve não só para educadores como eu, preocupados com a humanidade, mas tam...

Você sabe o que é Educomunicação?

Oi Gente, Resolvi fazer um post sobre o assunto porque me sinto sensibilizada com o fato de que há diversos ambientes na web que muitas vezes se apropriam do conceito de forma equivocada. Além disso, não atribuem a autoria do conceito aos pesquisadores do NCE Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, mais precisamente ao professor Ismar de Oliveira Soares. O NCE tem seu foco voltado à comunidade. É o que eu chamo - e alguns também - de universidade voltada para a sociedade. O prof. Soares e sua equipe realizam, há mais de 10 anos, pesquisas e ações educomunicativas junto à sociedade civil, mais precisamente entre professores e jovens, com o objetivo de desenvolver espaços educomunicativos que permitam a emancipação da competência comunicacional de crianças, jovens e adultos (em especial, professores da educação básica). Entre os diversos projetos que o NCE está envolvido, tomo a liberdade de aqui expressar o meu sentimento pelo Mídias na Educação, projeto que forma milhares de ...