Pular para o conteúdo principal

A verdade absoluta. Você conhece?

Diante de algumas publicações na internet acerca do relativismo que estamos convivendo, me inquietei e resolvi compartilhar com vocês alguns trechos do que li esta semana na Lição da Escola Sabatina, pois acredito que precisamos analisar a vida com mais profundidade e humildade.

"A sabedoria é a verdade: a verdade tal como existe em Deus, que é a fonte e o fundamento de toda a verdade. Essa ênfase no caráter "absoluto" da verdade contrasta com uma vertente do pensamento contemporâneo, especialmente no Ocidente, onde ela é vista como algo relativo, condicional e cultural, de forma que a verdade de uma pessoa é diferente da de outra".

Os críticos que me perdoem, "Mas esse conceito não é bíblico. Minha verdade tem que ser a mesma que a sua, simplesmente porque 'verdade' é algo universal. Ela não pertence a ninguém em particular, mas a toda a humanidade, quer todos os seres humanos a reconheçam ou não".

Nesse ponto, os Direitos Humanos têm razão em enfatizar o respeito a diversidade, sem contudo cair no relativismo. Acho até que estamos discutindo muito na superfície da vida. Não sei porque perdemos tempo em nos "armar" como temos feito há milênios. Falta-nos o principal instrumento para que estejamos mais perto da verdade absoluta e esse instrumento é o Amor. A sociedade está doente por falta de Amor. A tolerância é quase zero em algumas comunidades, e até em famílias - a mais antiga e importante instituição.

"É interessante que a famosa pergunta de Pilatos: 'O que é a verdade' (Jo 18:38) foi uma reação à declaração de Jesus: 'Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz' (Jo 18:37). A verdade absoluta existe, e até mesmo fala a nós; a questão é se daremos ou não ouvidos a ela, e se obedeceremos ou não ao que ela está dizendo".

Desejo a todos nós uma vida mais cheia do fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5:22-23)

Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando tudo termina

Olá queridos e queridas, Esse texto é simples e objetivo. Espero que lhe ajude a colocar em prática algumas ações importantes para não se vitimar ou viver na sofrência quando o relacionamento terminou. Uma das coisas que aprendi e relutei a entender é: "ninguém nunca terminou um relacionamento porque tudo estava certo com a outra pessoa". Pode não parecer lógico, como para mim não pareceu, mas existe pelo menos alguma razão para tudo terminar. Mais uma vez o livro Namoro Blindado fez bingo. Os experientes autores alegam que nem sempre quem termina o relacionamento é o mais bonzinho. Sem querer acusar quem é quem na história, penso que o mais lógico é aceitar que erramos na escolha. Muitas vezes os sinais estão na nossa cara e não queremos assumir, então protelamos a decisão de terminar. Por exemplo, é comum incompatibilidades no início de um relacionamento, mas é imprescindível que avalie o quanto elas podem prejudicar o namoro. Muitas vezes essas incompatibi...

Terra 2100

Caríssimos, Ontem a noite, sozinha em meu apto, resolvi assistir ao documentário "Terra 2100". Como educadora e cidadã deste planeta eu me sensibilizo muito pelas questões ambientais e sociais – que não estão disassociadas, inclusive em 1999 participei de um curso sobre educação ambiental global no Senac-SP ministrado por uma bióloga ambientalista. Aprendi a relação de diversos fenômenos sociais e ambientais do nosso planetinha querido e legitimei algumas ações que já vinha realizando desde jovem. Aprendi sobre pequenas ações educacionais que trabalhadas de forma interdisciplinar promovem o desenvolvimento de pessoas mais responsáveis socialmente, o que significa cuidar das gerações futuras. Bom, como abri o tema deste post com o título Terra 2100 e depois me entusiasmei ao contar sobre esse curso, nada mais justo do que motivá-los a conhecer esse documentário realizado pela rede americana ABC. Ele serve não só para educadores como eu, preocupados com a humanidade, mas tam...

Você sabe o que é Educomunicação?

Oi Gente, Resolvi fazer um post sobre o assunto porque me sinto sensibilizada com o fato de que há diversos ambientes na web que muitas vezes se apropriam do conceito de forma equivocada. Além disso, não atribuem a autoria do conceito aos pesquisadores do NCE Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, mais precisamente ao professor Ismar de Oliveira Soares. O NCE tem seu foco voltado à comunidade. É o que eu chamo - e alguns também - de universidade voltada para a sociedade. O prof. Soares e sua equipe realizam, há mais de 10 anos, pesquisas e ações educomunicativas junto à sociedade civil, mais precisamente entre professores e jovens, com o objetivo de desenvolver espaços educomunicativos que permitam a emancipação da competência comunicacional de crianças, jovens e adultos (em especial, professores da educação básica). Entre os diversos projetos que o NCE está envolvido, tomo a liberdade de aqui expressar o meu sentimento pelo Mídias na Educação, projeto que forma milhares de ...