Pular para o conteúdo principal

Leitura sobre o Autismo

Este livro chamou a minha atenção pelo título e me tocou o coração, meus pensamentos e tudo que eu sabia sobre a educação inclusiva.

No semestre passado, precisamente em janeiro de 2012, fui convidada para lecionar uma disciplina chamada Educação Inclusiva. A proposta era levar o conceito e as questões relacionadas à inclusão para meus alunos de Pedagogia e Licenciatura em História.

Apesar de ser professora de informática e atuar a maior parte da minha experiência docente com o ensino superior e com a educação a distância, estar "inclusa" nessas questões é obrigação, uma vez que o exercício docente exige de nós professores uma visão ampla e crítica sobre as dimensões da vida.

Como pedagoga e entusiasmada por orientação educacional, corri para atualizar-me sobre o assunto, escolhendo vídeos, obras e artigos que pudessem subsidiar as minhas aulas. Conheci até uma feira relacionada às diversas deficiências, a Real Tech (http://www.reatech.tmp.br/) e foi nela que eu tive acesso ao livro de Anita Brito, Meu Filho era Autista.

A leitura do livro de Anita foi um interessante exercício que provocou em mim uma série de avalanches sobre o que o Amor é capaz. Este livro é um excelente caminho para conhecer mais e melhor sobre o Autismo, a relação familiar, os valores sociais, a vida e as potencialidades que existem dentro de nós.

Além do prazer que a leitura me proporcionou, ganhei um autógrafo do Lucas, o filho de Anita. Esse foi o plus inesperado que me deixou muito feliz. Obrigada Lucas!

Abraços
Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos