Pular para o conteúdo principal

Homens e Frutos


Deus fala comigo por meio da sua palavra. Aliás, isso não é uma exclusividade minha.  Muitos de nós somos tocados pelo Espírito Santo ao lermos, ouvirmos ou mesmo assistirmos a um filme onde a palavra de Deus está presente.

Não creio em coincidências, por isso sei que o Senhor falou comigo mais uma vez. Sobre isso quero compartilhar uma reflexão sobre a passagem bíblica do evangelho de Mateus 7, 15-20 que esteve comigo em três situações diferentes numa única semana.

Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.

Assisti essa passagem em um filme domingo, dia 24 à noite junto com minha mãe na sala de casa. Num dado momento, João Batista fala ao povo enquanto batizava; e ali estava Jesus às margens do Rio Jordão. Ele dizia exatamente a passagem acima.

Terça-feira, dia 26, antes de deitar, peguei minha Bíblia dia a dia. É uma Bíblia diferente que costumo conjugar com a leitura da minha Bíblia convencional e do livro Pão Diário. Nela há uma mensagem para cada dia do ano e comentários sobre os versículos escolhidos. Como durmo tarde, tenho o costume de ler de madrugada. Era já dia 27, quarta. A mensagem de Mt 7, 15-20 mais uma vez apareceu.

Achei curioso e fiz algumas observações no campo esquerdo dessa Bíblia; aliás, ela é feita propositalmente com pautas para escrevermos em suas laterais. Deixe escrito: Quais frutos são esses? Eu ainda não havia lido o comentário, mas já me antecipava em pensar que os frutos deveriam ser algo relacionado às minhas ações e reações diante do mundo.

Mas, e quanto aos falsos profetas? Bom, a metáfora do lobo em pele de ovelha é mais do que perfeita para nos aguçar os sentidos quanto ao julgamento que fazemos das pessoas e adverte: as aparências enganam. Já que a árvore boa só pode dar bons frutos, pessoas verdadeiras tem necessidade de gerar coisas boas aos outros e consequentemente servem a Deus em seu propósito. A lógica também é a mesma para as pessoas falsas. Contudo, mascaram-se. Possuem aparência de verdadeira para ganhar a nossa confiança, mas sua intenção é promover a dor, a maldade, a falsidade, a inveja. São usadas e conspiram contra Deus, contra nós.

Sendo assim, eu teria duas grandes lições aprendidas: 1. Cuidar para que a árvore que sou, produza bons frutos, isto é, que a minha vida seja para Deus e usada para os seus propósitos. Se minhas qualidades são necessárias para a obra do Senhor, então que Ele me use para ajudar aos meus semelhantes; 2. Julgar pela aparência é uma forma impotente de lidar com a realidade. Precisamos então, reconhecer os falsos profetas. E como se conhece um falso profeta ou uma árvore má? A resposta veio dia 27, durante a missa das 19h que estive presente na paróquia São José aqui no Ipiranga, SP.

Retomando Mateus, “Pelos seus frutos os conhecereis”.  É o comportamento do caráter humano que demonstra os frutos que plantamos ao longo de nossas vidas.  E como diz o comentarista da minha Bíblia dia a dia, os verdadeiros profetas dão frutos de  “serviço, acolhimento, respeito, compaixão e promoção da vida, tecendo laços do amor e da paz entre os povos”. Sejamos “profetas” verdadeiros, anunciemos os bons frutos que estão por vir de uma vida dedica a Deus.

Abraços
Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos