Pular para o conteúdo principal

Como favorecer a autonomia em nossos filhos?

Caríssimos,

Na revista Psique nº 78 deste ano, saiu um artigo intitulado Crianças de Cristal. A matéria muito interessante trata da questão da proteção e negligência quanto a educação dos filhos. Por se tratar de um artigo de Maria Irene Maluf, especialista em psicopedagogia, educação especial e neuroaprendizagem, achei motivador compartilhar aqui no meu blog. Espero que gostem.
A autora levanta a seguinte questão a cerca do assunto: “como fazer para educar na atualidade quando a tradição, que assegurava aos pais seu papel de autoridade, já não existe e o desenvolvimento emocional ganhou uma hipervalorização que distorceu a maioria das teorias psicológicas?”. Sobre este problema configuram-se duas situações conflitantes: a proteção e a negligência.

Diante dos estudos apresentados um me chamou muito a atenção. Um estudo feito pela pesquisadora Kosuke Narita, da Universidade de Gunma, no Japão, observou a massa cinzenta numa área específica da área do córtex pré-frontal de jovens na faixa de 20 anos. Os sujeitos dessa observação foram submetidos a um questionário com inúmeras perguntas para avaliar a reação deles com seus pais até os 16 anos de vida. O questionário, chamado Instrumento de Vínculo Paterno e Materno tem como objetivo avaliar o grau de relacionamento entre filhos e pais/mães e averiguar o quanto essa relação favorece ou desfavorece o desenvolvimento da maturidade de seus filhos e a relação com anomalias como a esquizofrenia e outras doenças mentais.
A equipe da pesquisadora “descobriu que os jovens com pais superprotetores tinham menos massa cinzenta na área específica do córtex pré-frontal, em relação àqueles que tiveram relações saudáveis com seus pais”. Para quem não sabe, essa parte do cérebro se desenvolve durante a infância e é responsável por nossas decisões e a relação com o nosso eu.

A pesquisa conclui que a liberação excessiva do hormônio do estresse cortisol e a reduzida produção de dopamina (neurotransmissor estimulante) bloqueiam o crescimento da massa cinzenta. Cabe esclarecer que o cortisol é liberado em excesso em situações de atenção exagerada ou estresse.
É preciso observar se nossas atitudes diante de nossos filhos são inibidoras de dopamina ou estimuladoras de cortisol. O que quero dizer é que precisamos ter clareza de que cuidamos dos nossos filhos para serem sujeitos no mundo, para que aprendam a decidir e a reagir nas situações mais adversas possíveis. Se apenas os privarmos de viver as experiências e de cuidarem de si mesmos, em detrimento de uma infância “segura”, criamos seres humanos pouco capazes de transitar no mundo adulto, colaborando para a sua infelicidade.

Mais uma vez a neurociência nos ajuda a compreender como a relação que construímos com nossos filhos afetam de maneira significativa o desenvolvimento do cérebro deles e a partir dessas construções sinápticas, como se vem e interagem como o mundo.
Amadurecer é um processo e ele começa no momento de nossa concepção!

Abraços
Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos