Pular para o conteúdo principal

De onde viemos? Para onde vamos?

Olá,

O assunto hoje é sobre um filme que assiste pela segunda vez e que me motiva a revê-lo mais vezes. 

Quem Somos Nós é um documentário sobre a Física Quântica. Para quem ainda não sabe o que é a Física Quântica e nem a Mecânica Quântica, recomendo iniciar por este filme.

A linguagem audiovisual é acessível a leigos como nós, e é citada por especialistas de diversas áreas como a Neurociência, a Bioquímica, a Física, a Teologia, a Medicina...etc. As informações são um espetáculo de possibilidades que nos aguardam. Convido você a participar conscientemente desse espetáculo e a transformar a sua vida em algo melhor e real.

A seguir, inicio algumas citações com interpretações que tomei a liberdade de fazer e que gostaria de compartilhar com vocês. Por favor, sintam-se libertos para comentar e discordar.

“Sou muito mais do que penso que sou e posso ser ainda muito mais do que isso. Posso influenciar meu ambiente, as pessoas,  posso influenciar o próprio espaço....posso influenciar o futuro. Sou responsável por todas essas coisas”. Aqui, observo que, o que penso de mim começa no nível dos pensamentos e pensamentos materializam as coisas. É interessante refletir que somos mais do que pensamos, pois meus pensamentos dizem apenas o que penso que sou ou o que penso que quero ser em determinado momento particular da minha vida. Eles não me impedem de ser uma pessoa diferente do que eu penso. Há outras possibilidades além dos pensamentos que eu carrego sobre mim. É fundamental descobrir os nossos padrões de pensamento e usar as inúmeras possibilidades que existem. O filme mostra uma cena bem particular sobre isso e sei que vão entender melhor.

Ao levantarmos costumamos pensar no dia que teremos. Naturalmente fazemos alguns planos e desejamos que algumas coisas se concretizem. Nessa citação interpretei como se fosse um diálogo com Deus. “Mostre-me um sinal hoje de que você prestou atenção a qualquer uma dessas coisas que eu criei. E realize-as de uma forma que eu não espere. Então, eu ficarei muito surpresa com minha capacidade de experimentar essas coisas e faça isso de um modo que eu não tenha dúvidas de que veio de você”. Como disse o PhD em Física, Prof. Amit Goswami, “não acredite cegamente, teste e veja se é verdade”.

O filme trata também dos vícios que proporcionamos ao nosso corpo e a nossa mente e faz simulações bem divertidas que deixam o assunto mais didático. Por exemplo, sobre o amor e a paixão achei curiosíssima essa parte, pois mexeu muito comigo. “Então, como alguém pode dizer que está apaixonado por uma pessoa específica? Você só está apaixonado pela expectativa das emoções nas quais é viciado. Uma semana, pode-se indispor com essa pessoa por não ser correspondido. (...) somos viciados em emoções e isso também é neuroquímico”. Aqui a pesquisadora dá inúmeros exemplos de vícios emocionais que temos e o filme ilustra como o processo neuroquímico acontece.

O filme fala das questões profundas da natureza humana o que não pode deixar de citar a existência e definição sobre Deus. Todos os especialistas têm um conceito sobre o que é Deus. Alguns interpretam como o Criador, outros como sendo algo que fazemos parte. Porém, "pedir par um ser humano para explicar o que é Deus é como pedir para um peixe que explique a água em que ele nada". O que importa é saber que tão grande complexidade é a natureza das coisas, o universo e naturalmente, seu Criador.

Espero que apreciem o filme e depois compartilhem com seus colegas, filhos e parentes.
Abraços
Kassandra

Comentários

  1. "Masaru Emoto (江本勝 Emoto Masaru?) nasceu em Yokohama, Japão, no dia 22 de Julho de 1943 e é um fotógrafo e autor japonês que executou experiências com a água, submetendo-a ao pensamento humano, mas sem publicações científicas que comprovem suas experiências. Segundo ele, palavras ou pensamentos fazem com que as moléculas de água se comportem de formas diferentes. Essas proposições foram fortemente criticadas como pseudociência. Após submetê-las ao experimento, a determinada temperatura, são tiradas fotografias microscópicas das moléculas da água. Masaru Emoto tem um livro bastante conhecido sobre seus experimentos e ficou famoso ao tê-los divulgados no filme documentário "Quem somos nós"." Fonte: Wikipedia

    No filme quem somos nós, há uma cena em que um homem diz: Se nossas emoções são capazes de fazer isso à água, imagine em nós?

    Como somos formados em sua maior parte por partículas de água, penso que há muito ainda o que se revelar sobre a interferência das nossas emoções em nosso corpo, afinal, pensamentos desencadeiam sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Temos tanto a aprender nessa jornada minha amiga...estamos longe e ao mesmo tempo tão perto da VERDADE! Um grande beijo! Eu tenho esse filme e admiro muito o físico quântico dr. Goswami. A esposa dele sempre vem ao Brasil dar palestras. Já tive a oportunidade de conhecê-la. No ano passado não pude ir ao encontro com o dr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos