Pular para o conteúdo principal

Ativo ou Passivo, regra número 1

Gente, achei este artigo muito simples e esclarecedor.

Sou técnica em contabilidade então alguns conceitos para mim são até tranquilos. Entretanto, nada como uma boa didática para explicar coisas que as pessoas confundem: quando um imóvel deixa de ser passivo e se torna um ativo? Questões como essa o autor do texto Tony Tytan Esdraz dos Santos trouxe para nós.

Tomei a liberdade de copiar o artigo na íntegra aqui no meu Blog, mas se preferir, leia-o pelo link no finalzinho, tenho certeza de que vai começar a pensar melhor sobre esse assunto.

Abç

Kassandra

Ativo ou Passivo, regra número 1


Um grande amigo meu - também leitor da Coleção "Pai Rico" - me contou entusiasmado na semana passada: "Tony, você não vai acreditar, expliquei a diferença entre ativo e passivo para dois colegas de trabalho: um vendeu um dos carros no dia seguinte e outro ia repensar com a noiva a compra do apartamento". Sim, o sujeito tinha dois carros e vendeu um deles no dia seguinte e naquele momento eu decidi: meu próximo texto será sobre a regra número um do "Pai Rico": a diferença entre um ativo e um passivo. Robert Kiyosaki, autor do livro "Pai Rico, Pai Pobre", afirma que se você deseja ser rico, tem que conhecer a diferença entre um ativo e um passivo e comprar ativos. É a regra número um e é também extremamente simples: ativo é algo que põe dinheiro no seu bolso e passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso. O que define um ativo e um passivo não são as palavras, são os números. Uma casa é um ativo ou um passivo? Uma casa põe ou tira dinheiro do seu bolso? Se a casa coloca dinheiro no seu bolso através de, por exemplo, renda de aluguéis, é um ativo. Porém, se a casa tira dinheiro do seu bolso com despesas de manutenção, impostos, etc, a casa é um passivo. Uma outra questão interessante: o ouro é um ativo ou um passivo? Pai Rico dá a sua opinião no livro Independência Financeira: "o ouro só é um ativo se você o comprar por menos do que o vender". Se você comprou por $100 e vendeu por $200, o ouro colocou dinheiro no seu bolso nesta operação, é um ativo. "Mas se você comprou por $200 e vendeu por $100, então o ouro foi um passivo". Infelizmente, segundo o "Pai Rico", as pessoas não sabem distinguir um ativo de um passivo. Os ricos adquirem ativos, enquanto que os pobres e a classe média adquirem passivos pensando que são ativos. Os nossos colegas do primeiro parágrafo decidiram ou vender o segundo carro ou repensar a compra do apartamento porque perceberam que estavam comprando passivos e não ativos. O carro, por exemplo, tira dinheiro do seu bolso de várias formas: IPVA, gasolina, desvalorização, seguro, estacionamento, etc. Enquanto que o mesmo dinheiro aplicado em um ativo, estaria colocando dinheiro no seu bolso. Isto não significa que você não deva comprar um carro ou um apartamento para morar, significa que se o fizer deve estar consciente de que está comprando um passivo. É simples, comece. Vou relatar uma experiência pessoal: comprei ano passado um daqueles computadores de mão (estilo Palm), raramente eu usava, gastava dinheiro com as pilhas e o aparelho ainda perdia significativo valor diante do surgimento de outros computadores mais modernos no mercado. Depois de entender a diferença entre ativo e passivo, percebi que meu computador de bolso era um passivo para mim. Vendi e hoje fico feliz em ver o dinheiro recebido gerando rendimentos no banco. Comece! Transforme, por menor que ele seja, um passivo em um ativo e, com certeza, você verá o resultado da regra número um.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ativo-ou-passivo-regra-numero-1/43671/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos