15/10/2009
Agência FAPESP – Um estudo feito com ex-guerrilheiros está ajudando a ciência a compreender melhor as regiões do cérebro envolvidas no processo de alfabetização. O trabalho, feito por pesquisadores da Colômbia, Espanha e Reino Unido, revela como a estrutura do cérebro se altera após a aprendizagem da leitura.
A linguagem é uma capacidade unicamente humana que surgiu em algum momento durante os 6 milhões de anos desde que o homem e o chimpanzé divergiram. Mesmo sem ser ensinadas ou na ausência de adultos para tomar como base, crianças desenvolvem sistemas linguísticos sofisticados. Mas a leitura é uma habilidade que se aprende e que não se desenvolve sem ensino e prática.
A linguagem é uma capacidade unicamente humana que surgiu em algum momento durante os 6 milhões de anos desde que o homem e o chimpanzé divergiram. Mesmo sem ser ensinadas ou na ausência de adultos para tomar como base, crianças desenvolvem sistemas linguísticos sofisticados. Mas a leitura é uma habilidade que se aprende e que não se desenvolve sem ensino e prática.
Reportagem completa em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11218/por-dentro-da-alfabetizacao.htm
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