Pular para o conteúdo principal

Amar a verdade...algo sobre educar os filhos

Olá,

Faz tempo que não escrevo por aqui. Aliás, é uma das coisas que preciso rever em minha vida.

Compartilhar conhecimento é uma das melhores coisas da vida. Já dizia aquele ditado chinês...se é que é chinês mesmo..., duas pessoas quando se encontram e trocam pães, cada uma vai pra casa com o pão que recebeu do outro; já duas pessoas que trocam conhecimento, ganham mais conhecimento.

Para mim, o conhecimento pressupõe aprendizagem e está de certa forma ligada ao ensino. Provérbios 29:15 adverte sobre a correção dos filhos e salienta o papel dos pais na construção do conhecimento da verdade. Mas antes de comentar sobre o conhecimento da verdade, gostaria de descrever o que compreendo por conhecimento.

Conhecimento é um bem intangível que se materializa em diferentes formatos, como algo que transcende a subjetividade e avança no coletivo.

Não venho também aqui provocar você com juízo de valores, dizendo que esse ou aquele conhecimento é mais ou é menos importante dentro da nossa sociedade, mas quero compartilhar um pequeno texto que tenho certeza de que vai contribuir sobre a sua responsabilidade em compartilhar a verdade. Vejamos a lição de quinta, dia 12 de março, da escola sabatina.

"Das coisas que podemos ensinar aos nossos filhos, aos nossos alunos ou a qualquer pessoa que estiver disposta a aprender, talvez a lição mais importante se encontre no texto em que Paulo, que estava escrevendo sobre os perdidos, disse que eles 'não acolheram o amor da verdade para serem salvos' (2Ts 2:10). Naturalmente, pelo fato de Jesus ser a Verdade, ensinar outros a amar a verdade significa ensiná-los a amar Jesus. E o que mais realmente importa?"

"Qualquer que seja o ramo de pesquisa a que nos dediquemos com um sincero propósito de chegar a verdade, somos postos em contato com a Inteligência invisível e poderosa que opera em tudo e através de tudo. A mente humana é colocada em comunhão com a mente divina, o finito com o infinito. O efeito de semelhante comunhão sobre o corpo, o espírito e a alma está além de toda estimativa (Ellen G. White, Educação, p. 14)".

Perceberam a complexidade? Por fim, fecho com o trecho da aula de sexta, dia 13.

"A total negligência em educar os filhos para Deus tem perpetuado o mal e lançado nas fileiras do inimigo muitos que, com judicioso cuidado, poderiam ter sido coobreiros de Cristo. Ideias falsas e uma afeição tola e mal direcionada formaram traços que tornaram os filhos infelizes e desencantados, amargurando a vida dos pais e estendendo sua funesta influência de geração em geração. Uma criança a quem se permite seguir os próprios caminhos desonraria a Deus e envergonharia pai e mão (...) Negligenciando o dever e condescendendo com os erros dos filhos, os pais cerram para si mesmos os portais da cidade de Deus. (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 325, 326)"

Diante do exposto, deixo as perguntas que me motivaram a compartilhar com vocês esse conhecimento. O que você entende que significa amar a verdade? Como amamos a verdade? Como chegaríamos ao conhecimento da verdade? Como podemos ter certeza de que não permitiremos que nada nos impeça de amar a verdade acima de tudo?

Compartilhe aqui sua motivação junto a conhecer a verdade.

Obrigada

Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NanoArte

Fazendo nanoarte 16/11/2009 Por Alex Sander Alcântara Agência FAPESP – A nanotecnologia lida com partículas que medem bilionésimos do metro, portanto invisíveis a olho nu, mesmo com ajuda dos microscópios comuns. Mas se trata de um universo que, além de ter enorme potencial de aplicações, conta com visual sem igual. Vale a pena ver o vídeo abaixo e conhecer o universo lindo dentro de nós. Conheça o site: http://www.cmdmc.com.br/nanoarte

O mito da pessoa certa

Olá queridos,  Ao pensar nesse tema confesso que me surpreendi com a quantidade de mitos que inventamos sobre a pessoa que desejamos nos relacionar. No livro Namoro Blindado há 27 mitos citados pelos autores. (E eu acreditava piamente em alguns deles). Minha proposta aqui é descon s truir as ideias que temos a respeito da pessoa certa para nós, ajudando você a ressignificar os relacionamentos. Para isso usarei minhas leituras, experi ências e  exercício cerebral. A cho até melhor eu ir logo dizendo que não existe pessoa certa para ninguém. É mais inteligente usar o termo “adequada”.  Pra quem está acompanhando os textos da série, espero que tenha entendido que não existe esse lance da alma gêmea. Agora quero problematizar essa ideia, explicando que sonhar com alguém sob medida é perda de tempo . Esquece isso! Sou uma mulher de fé e sei quando algo cabe somente a Deus ou somente a mim. Mas se você não tem fé, há de concordar comigo que tudo na vida é fruto de nossas escolh

Aquarius

Em 1969, quando essa música foi lançada eu tinha apenas 2 anos, mas desde lá seu ritmo, sua melodia e a letra, nunca me abandonaram. Hoje, graças a nossa famigerada Internet, compartilho com vocês essa música. Curtam e sintam como é ser uma verdadeira aquariana...e entender o que sinto toda vez que quero escrever aqui. Beijos